5 Ferramentas gratuitas para a criação de mapas mentais

Mind map ou mapa mental é um diagrama usado para representar palavras, idéias, tarefas ou outros itens ligados e dispostos em torno de uma palavra chave ou idéia central. Os mapas mentais são usados para gerar, visualizar, estruturar e classificar idéias e ajudam a estudar e organizar informações e textos, resolver problemas e tomar decisões.
Quantas vezes precisamos escrever um texto, organizar as tarefas que temos a fazer ou mesmo fazer um brainstorming sobre um projeto e não sabemos por onde começar? Para isso, o mapa mental é uma excelente forma de colocar tudo isso em ordem. Sempre utilizo mapas mentais, seja para escrever um post ou fazer algum trabalho da faculdade.

1. FreeMind
O FreeMind é uma ferramenta desktop desenvolvida em Java. É de fácil utilização e permite exportar em imagem, PDF ou .ODT (formato de texto para OpenOffice).


2. Mindomo
Fui apresentada à esta ferramenta recentemente no mestrado. É uma ferramenta online para a criação de mapas mentais e brainstorming, possuindo também uma versão desktop. A versão gratuita possui diversos recursos e poucas limitações e os planos pagos são bem acessíveis. É preciso fazer um pequeno cadastro para poder utilizar a ferramenta.


3. Freeplane
Idealizada por um dos criadores do FreeMind, o Freeplane é uma derivação do FreeMind e mantém compatibilidade com o mesmo, porém, com maior quantidade de recursos, inclusive análise SWOT.


4. SciPlore MindMapping
O SciPlore MindMapping é uma ferramenta de mapa mental escrita em Java e também derivada do FreeMind. O foco da SciPlore está em combinar mapas mentais com PDF e gestão de referência, sendo especialmente adequado às necessidades de pesquisadores e cientistas, uma vez que oferece recursos como adição de referências manuais ou BibTeX e monitoramento de PDF (quando um PDF é adicionado à pasta do mapa mental, ele é listado neste mapa).


5. XMIND
O XMind é uma ferramenta de gerenciamento de projeto e gerenciamento de conhecimento que permite não somente a criação de mapas mentais, mas também, diagramas de causa e efeito, organogramas, diagramas em árvore a até planilhas. Ele possui compatibilidade com o FreeMind e a versão Pro pode exportar para Microsoft Word, PowerPoint, PDF e Mindjet MindManager.


3 comentários:

Fábio disse...

Não consigo montar um mapa mental, acho que minha mente não gosta de ser organizada... AHUEUAHUEHUAE

Adiciona ai o http://livemappers.com projeto bem interessante! =D

Adriano Ribeiro disse...

Para Mac, existe uma opção ótima e gratuita: MindNode http://www.mindnode.com/

Atilemos Aulas disse...

Recomendo: Edraw Max. É O MELHOR!!!!

Postar um comentário

Postagens no blog

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More